Livro: "O Mundo Perdido" de Arthur Conan Doyle

Título: O Mundo Perdido
Título Original: The Lost World

Autor: Arthur Conan Doyle
Tradutor: Isis Maat (versão PDF, pelo menos)
Editora: Companhia Editora Nacional
Ano de publicação: 2002
ISBN: 8504005763
Gênero: Aventura, Ficção

Informações adicionais:
Número de páginas:104
Tipo da diagramação: PDF simples
Imagens: as imagens são scanners da edição em papel


Nota:

Considerações anteriores a obra:

Conheci a escrita de Arthur Conan Doyle por seus contos (curtos e longos) de Sherlock Holmes e John Watson, e confesso que gostei bastante da forma com que ela flui. Como 'o desenrolar dos fatos' vão se mostrando a cada instante me intrigam e tornam o enredo bem interessante. Mesmo quando tudo pode parecer corriqueiro, o autor consegue deixar pistas que serão aproveitadas no decorrer e isso é genial.

A leitura dos clássicos envolvendo o detetive e seu fiel companheiro, me fez querer conhecer as outras obras de Arthur, já que muitas e muitas vezes sempre se ouve/lê dizerem que as histórias de Sherlock eram apenas uma pequena parte do que ele escreveu (e o que ele menos gostava até).

Foi essa curiosidade quem e levou a ler "O Gato do Brasil" (um ótimo e curto livro de contos de terror que você lê em um dia tranquilo - resenha aqui) e a caçar muito mais.

"O Mundo Perdido" eu havia achado em PDF há um tempo, mas quando a Zahar lançou "A Terra da Bruma" (com uma capa espetacular) corri comprar apenas para me chatear com a introdução que resumia os dois livros anteriores ("O Mundo Perdido" e "Nuvem Envenenada" - que eu nem sabia serem anteriores a ele)... Com um grande spoiler de cara, me bastou cessar aquela leitura (depois de saber no tal resumo até quase que o final daquele livro) e começar esse aqui.

Nunca me chateei muito com spoilers, mas acho que a Zahar poderia ter lançado os dois livros anteriores a "A Terra da Bruma" (já que as edições lançadas no Brasil datam de anos luz atrás e não se acha para comprar em lugar nenhum, aí é necessário recorrer a PDFs gratuitos na net)...

Agora quanto a este livro em si, eu descobri por sites de vendas que esta história foi adaptada em uma versão gibizinho (acho que com algumas modificações pontuais que quem continuar lendo também vai achar o mesmo) no Brasil, mas não sei dizer se mudaram alguma coisa... Desculpe...

Porém, a versão original é famosa em escolas, pois ela faz parte de uma coleção de "Clássicos Nacionais" (o que me deixou totalmente perplexa já que o autor não é nacional e me fez pensar que o critério adotado foi puramente o fato da história se passar na Amazônia...).

Outro ponto curioso é que esse livro foi adaptado para uma série de televisão anos atrás (é possível achar algumas partes de capítulo no Youtube até). Mas é melhor falar agora dessa obra em si, não?


Resenha:

A história começa quando o jornalista Edward Malone, que trabalha para o jornal impresso Daily Gazette, encantado pelos dotes joviais de uma bela dama, Gladys (que você vai aprender a odiar mais para frente, garanto-lhes) é incentivado a correr atrás de um grande feito, que o torne famoso e renomado, antes de poder pedi-la em  casamento. Ela quer ser impressionada e coloca na cabeça do jornalista que ele deve fazer algo que seja totalmente inusitado e lhe dê notoriedade para que possa se casar com ela.

Ah, e como o amor é cego, não? O desejo da moça leva o jornalista a conversar com colegas de profissão atrás de algo que pareça promissor. É assim que ele acaba descobrindo sobre o professor George Edward Challenger (algo me diz que Arthur amava Edward, não?), um acadêmico 'não muito amável', que voltou de uma excursão em terras exóticas (diga-se de passagem a Floresta Amazônica), mas recusa-se a dar detalhes de suas descobertas e maltrata os jornalistas.

Malone fica convencido de que se o professor não quer falar, com certeza há algo aí. Então, ele dá um jeitinho de falar com o professor (omitindo o fato de ser jornalista e dizendo ser apenas um "estudioso", mas é pego na mentira!) e depois de uns desentendimentos iniciais  (sim, meus amigos, o jornalista apanha do professor), acabam conversando civilizadamente (mesmo o jornalista estando de olho roxo).

Como Malone foi audacioso para enfrentá-lo, Challenger (que significa "Desafiador" em português), acaba achando que pode tentar falar a respeito do que descobriu, mas precisa avaliar as reações do jornalista. Se o professor sentir que será motivo de chacota, ele não falará mais nada. Além disso, ele pede a Malone um sigilo absoluto sobre o que ele irá contar ou ele terá bons motivos para se arrepender depois.

Sem saída, Malone aceita (afinal ele tem Gladys na cabeça) e isso faz com que Challenger contar que em uma viagem ao Brasil, no coração da floresta Amazônica, existem animais pré históricos e ele quer provar isso ao mundo. Ele não tem provas físicas, é claro, pois as perdeu no retorno (conveniente, hein?), mas tem um caderno com desenhos de um artista que foi morto próximo ao local e alega ser uma prova irrefutável da verdade.

Challenger diz que contará ao mundo sobre sua descoberta em breve, ele quer fazer isso em um congresso científico, no qual ele convoca Malone a fazer pate da plateia. Porém, é claro, as coisas não sem como o professor sonhou e ele é desacreditado e obrigado a provar (com provas mais contundentes do que desenhos) o que alega ter visto.

Sendo assim, o corpo científico do congresso decide formar uma equipe para ser enviada ao "tal" local. O maior concorrente de Challeger, professor Sumeerlee é o primeiro a se prontificar a ir, seguido por Lorde John Roxton (um aventureiro) e Malone (claro, o jornalista não quer perder a chance de provar a Gladys que é a coragem em vida, certo?).

É assim que o quarteto (que também inclui Challenger, que recusa-se a dar informações exatas do local antes de chegar lá), viaja para terras brasileiras em busca desse pedaço pré-histórico que ficou "ilhado" em meio a uma construção rochosa no coração da Floresta Amazônica.

Esse deve ser o livro mais fantasioso que eu já li de Arthur. Diferente de Sherlock ou "O Gato", ele não possui muito embasamento na realidade. Prendendo-se em muitos detalhes hipotético e vagos de uma "descoberta científica", e não fica claro em muitos sentidos o como esse tal mundo realmente estava ali intocado ou como os animais voadores (pterodacteros, para citar um dos ditos no texto) não deixam a tal reserva para planar mundo a fora...

Mas, enfim, como uma leitura infanto juvenil e despretensiosa ele é bom sim. Sei que o terceiro livro tem um tema mais adulto,mas vamos ver como será o segundo, não? Afinal Arthur sempre é uma boa surpresa....


Diagramação:

Por ser tratar de um PDF a diagramação não é algo trabalhada. Ela foi bem feita, não há espaços loucos e a fonte usada (a Times New Roman - creio eu) é agradável ao olhar (serifas eu amo vocês!)

Para quem lê em celulares (como é o meu caso) a letra estava um pouco pequena sim, mas nada que prejudique tanto assim a leitura.


Disponível para download: Lelivros



Leita também:
O Mundo Perdido (Livro 1)
A Nuvem da Morte / A Nuvem Envenenada (Livro 2)
A Terra da Bruma e outros contos (Livro 3)

Comentários