Livro - "As Aventuras de Sherlock Holmes": Parte 01 - Um Escândalo na Boêmia


Título: As Aventuras de Sherlock Holmes
Título original: The Adventures of Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Michele de Aguiar Vartuli
Editora: Companhia Editora Nacional
ISBN: 978-85-04-01855-4



Informações adicionais:

Páginas: 432
Ano de edição: 2013
Edição: 01
Acabamento: brochura

Avaliação de "Um Escândalo na Boêmia":




Notinha da Dai:

Hey people, estranho me verem por aqui, né? Aninha é a estrela mor desse blog com suas resenhas lindas, eu sei, mas vez ou outra eu também consigo dar uma passadinha! hehehe

Então, Ana me presenteou com esse exemplar divo de "As Aventuras de Sherlock Holmes", e mesmo que eu esteja com outros vários livros na listinha de estou lendo, não resisti à tentação de pegá-lo, folhear e começar a lê-lo.

Como é uma coletânea de 12 contos, decidi fazer uma pequena resenha para cada um deles e com avaliação individual, começando por "Um Escândalo na Boêmia". Mas antes da resenha em si, vou deixar o primeiro parágrafo da introdução escrita por Mark Gatiss, que me deixou com ainda mais vontade de mergulhar no mundo de Sherlock Holmes.

"Tirei da estante o velho cachimbo preto de roseira, espetei minha correspondência ainda fechada na moldura da lareira com um canivete e mergulhei em devaneios. uma tormenta equinocial uiva na janela e um desconhecido puxa desesperadamente o cordão da campainha. Estou pronto para a aventura. Você está?"




Resenha conto 01:

“Para Sherlock Holmes, ela sempre será a mulher.” Logo na primeira frase deste conto, somos apresentados ( ou lembrados, para quem já leu outras estórias ou assistiu a série da BBC) a Irene Adler, umas das figuras que mais intrigam esse detetive, na minha opinião.

Eis que ela é peça importante no novo caso de Sherlock, que foi contratado pelo Rei da Boêmia para recuperar uma fotografia que poderia comprometer seu casamento vindouro. O espertinho teve um caso com Irene, trocou com a senhorita várias fotografias e cartas, e agora ela está ameaçando expor tudo à família do ex-amante. A meu ver, muito a cara dela aprontar uma dessas (ok, confesso! Ela não é minha personagem feminina preferida).

E é então que Sherlock entra na jogada, assessorado por seu fiel amigo John Watson. O detetive abusa dos disfarces buscando recolher mais informações sobre a mulher e o paradeiro da tal fotografia.

Após um plano elaborado, ele enfim descobre onde Irene esconde a “prova” do romance entre ela e o Rei, planejando voltar na manhã seguinte para pegá-la de surpresa.

Mas a maior surpresa (para Holmes!) está em descobrir que a danadinha conseguiu se colocar uma passo à frente de Sherlock, deixando a casa e o ex-amante (junto de seu novo amor! #FiqueiBege) para trás horas antes de ser pega no flagra. Por essa o Sr. Holmes não esperava!

Por fim, como diz o velho ditado: “O que não tem remédio, remediado está”. Mesmo sem ter conseguido recuperar tal fotografia, o Rei ficou bastante satisfeito em saber que Irene não iria mais ameaçá-lo (ao menos por um tempo, e enquanto se sentisse segura). E Sherlock percebeu o quão errado é subestimar a inteligência de uma mulher!




Comentários