Livro: "As Aventuras de Sherlock Holmes": Parte 02 - A Liga Dos Ruivos

Título: As Aventuras de Sherlock Holmes
Título original: The Adventures of Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Tradução: Michele de Aguiar Vartuli
Editora: Companhia Editora Nacional
ISBN: 978-85-04-01855-4



Informações adicionais:

Páginas: 432
Ano de edição: 2013
Edição: 01
Acabamento: brochura


Avaliação de "A Liga dos Ruivos":




Notinha da Dai:

Hey people, estranho me verem por aqui, né? Aninha é a estrela mor desse blog com suas resenhas lindas, eu sei, mas vez ou outra eu também consigo dar uma passadinha! hehehe

Então, Ana me presenteou com esse exemplar divo de "As Aventuras de Sherlock Holmes", e mesmo que eu esteja com outros vários livros na listinha de estou lendo, não resisti à tentação de pegá-lo, folhear e começar a lê-lo.

Como é uma coletânea de 12 contos, decidi fazer uma pequena resenha para cada um deles e com avaliação individual, começando por "Um Escândalo na Boêmia". Agora chegou a vez de "A Liga dos Ruivos", cujo trechinho segue logo abaixo:

"Rogo que não me toque com suas mãos imundas - disse nosso prisioneiro, enquanto as algemas estalavam em seus pulsos. - Talvez não saiba que corre sangue azul nas minhas veias. Tenha bondade, também, ao me dirigir a palavra, de sempre dizer "senhor" e "por favor"."

Resenha conto 02:

Este segundo conto me surpreendeu positivamente. Ele preencheu todas as expectativas que eu criei antes de começar a ler as Aventuras: um caso curioso, rico em detalhes e com um “culpado” à altura! Trouxe para mim tudo que eu esperava de uma estória de Sherlock Holmes, sem dúvida.

Sim, eu gostei demais d’A Liga dos Ruivos! Um conto perfeito do início ao fim, que merecia uns 10 gatinhos na avaliação.

O conto começa com a narrativa curiosa do Sr. Jabez Wilson, um senhorzinho de cabelos cor de fogo. Ele fala sobre “A Liga dos Ruivos” e de como se tornou membro dessa organização após deparar-se com um anúncio de jornal e passar por uma criteriosa seleção (sempre apoiado por seu aprendiz, vale ressaltar!)

Após ser aceito para a Liga, tudo o que o Sr. Wilson precisava fazer era ficar no escritório por algumas horas, copiando a Enciclopédia Britânica, partindo da letra A. E por esse serviço, ele recebia 4 libras por semana. (Fiquei me questionando mentalmente se isso era um valor significativo na época! Vou recorrer ao Google mais tarde e verificar).

As semanas foram passando, e num belo dia, Jabez Wilson dá de cara na porta, e a única explicação que recebe é através de um bilhete, informando que a Liga dos Ruivos fora dissolvida. E esse foi o motivo que acabou levando-o até Sherlock.

Nosso detetive dispensa o ruivo ao fim do relato, prometendo a resolução do mistério o mais breve possível. E nessa jornada, nosso querido Dr. Watson é levado junto durante a investigação, que tem um desfecho surpreendente quando a mente brilhante por trás da farsa da Liga dos Ruivos é revelada, assim como o motivo que levou a toda àquela armação.


Ah, o melhor de tudo foi eu ter desconfiado da pessoa certa, mesmo que não fizesse a mínima ideia do que poderia motivá-lo! #SeSentindoUmaCriançaFeliz #AprendizBarataDeDetetive


Postagens relacionadas:

Livro - "As Aventuras de Sherlock Holmes": Parte 01 - Um Escândalo na Boêmia





Comentários