Livro: "O Mistério dos Sete Relógios" de Agatha Christie

Título: O Mistério dos Sete Relógios
Título Original: The Seven Dials Mystery
Autora: Agatha Christie
Tradutor: Milton Persson

Editora: Nova Fronteira
Ano de publicação: 2014
ISBN: 978.85.209.3991-8
Gênero: Investigação, Crime, Romance Policial, Ficção

Informações adicionais:
Número de páginas: 262
Tipo de diagramação: simples, letras com serifas, títulos de capítulos em negrito. Capítulos seguintes começam na mesma página em que o outro termina, salvo espaços muito pequenos.
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: dura

Sinopse:
“Um tanto inusitado é o fato de que, ao final desta história, o leitor sentirá vontade de relê-la só para ter certeza de que a autora não lhe pregou uma peça.” Jornal The Scotsman
Durante uma temporada na distinta mansão Chimneys, um grupo de jovens espirituosos decide dar uma lição ao incorrigível Gerry Wade. Eles adquirem oito despertadores e os posicionam em seu quarto, para que finalmente acorde no horário apropriado da casa. A brincadeira toma um rumo inesperado quando Wade é encontrado morto em sua cama, vítima de uma aparente overdose.
No entanto, como explicar que apenas sete dos oito relógios estejam no local do crime? Uma carta deixada por Wade para sua meia-irmã sugere uma possível pista, envolvendo uma sociedade secreta ligada à máfia. Será que há algum tipo de conspiração internacional por trás da morte do rapaz? Uma organização criminosa que pode fazer ainda mais vítimas? 
É o mistério que Lady Eileen Brent e seus amigos tentarão desvendar, com o auxílio do superintendente Battle. 

Nota:


Curiosidades:

Este livro saiu em uma edição especial em um Box que reunia três títulos da autora. Embora ele ainda esteja à venda, eu o adquiri de forma separada, então, diferente da outra vez, essa resenha vai ser sobre este livro sozinho e ao passo que eu vá adquirindo outros títulos da coleção irei resenhá-los, com certeza, da mesmo forma: separadamente.

O Box original, aliás, é lindo. Ele tem uma caixinha laranja e é um dos meus sonhos de consumo. A coleção conta ainda com outros três boxes (vermelho, roxo e verde) que trazem mais três livros da autora cada um. E, aliás, espero muito que continuem a lançar vários e vários títulos da autora neste formato, pois ele é simplesmente primoroso.

Uma curiosidade sobre este livro (e acredito que se aplica aos demais desta coleção) é que ele foi impresso na China, então a qualidade da capa dura, o trabalho interno dela e o material do miolo são bem diferentes. As páginas são bem levinhas e a qualidade da capa é tão boa que você pode deixá-lo dentro da bolsa e lê-lo por aí sem perigo.


Diagramação e outras informações sobre a obra física:

A diagramação dele é bem simples, mas é no formato que particularmente mais gosto. As páginas internas tem tonalidade amarelada e são de uma gramatura de papel bem leve. A fonte utilizada no corpo do texto possui serifas, e a fonte dos títulos que aparecem em negrito não possuem. Essa sutil diferença ajuda bastante na distinção entre os capítulos e foi trabalhada de forma sútil e eficaz.

As capas desta coleção são um show a parte. Ela possui desenhos com cores fortes que remetem a elementos importantes da trama, mas aos quais você (na maior parte das vezes) só saberá exatamente isso no decorrer da leitura. O que prova com todas as letras que o responsável por ela leu as tramas e soube pegar pontos chaves, característicos, para trabalhá-los como capas.


Resenha:

Acho que dos livro que li da autora até então, este aqui está entre meus favoritos com folga. Fiquei fascinada com a forma na qual ela foi mestre em nos esconder o culpado, mesmo o deixando boa parte do tempo sob nossos olhares! Genial é pouco para descrever este livro!

A sinopse não mente ao dizer que ao terminar ficaríamos tentados a reler a trama só para ter certeza de que não deixamos nada escapar e que esta pessoa não era mesmo o suspeito mais provável e acabamos sendo descuidados em não perceber desde início. E, sim, tenho certeza que fui totalmente ludibriada por esta querida e amada "dama do crime" mais uma vez.

A trama começa na mansão Chimneys, uma bela casa de campo, alugada pelo rico casal Coote. Oswald, o anfitrião, tem vários conhecidos hospedados sob seu teto, nestes que são os últimos dias do casal como inquilinos da mansão. Já que o contrato com o proprietário da casa, Lord Caterham, se encerra em alguns dias.

Os hóspedes da casa são Bill, Gerry, Helen, Jimmy, Nancy, Ronny e Soquete, jovens amigos que gostam de pregar peças entre si. Aliás, Gerry Wade, está prestes a ser a vítima de uma traquinagem da vez. Afinal o moço costuma dormir demais e isso não só chateia os anfitriões, como esta começando a irritar os amigos.

Após uma ideia dada pelo auxiliar de Oswald Coote, o senhor Rupert Bateman (quase o cavaleiro das trevas, hein?), que tempos antes era amigo dos rapazes do grupo e foi apelidado de Pongo, os jovens decidem comprar relógios para que todos eles despertem juntos e tirem Gerry da cama aos pulos.

Toda a traquinagem armada, e no dia seguinte eles esperam que Gerry acorde irritado, mas até as pessoas dos quartos ao lado acordaram com o barulho e nada do rapaz levantar. É nesse momento que descobre-se que Gerry Wade não irá levantar mais, pois ele está morto em sua cama e um médico e a polícia são chamados.

O nosso já conhecido coronel Batlle é quem entra em cena para tentar solucionar o crime, embora a filha do real dono da casa, Lady Eileen Brent, conhecida como Buddle, não esteja disposta a esperar a investigação policial decidir os pormenores, afinal Gerry morreu em seu quarto e havia escrito uma carta para sua meio irmã antes disso (uma carta no qual ele aparenta estar muito bem).

A curiosidade de Budde faz com que ela acabe entrando em enrascadas e descobrindo um a um os mistérios que se sucederam na casa em sua ausência. Aliás, Gerry não será o único dos presentes naquela ocasião que irá morrer durante a trama, e Buddle se vê cada vez mais intrigada para descobrir o que se passa. Isso até esbarrar-se em uma organização secreta que pode ser o grande responsável pelas mortes e pode ter a ela mesma na mira.

Um livro super sensacional, com narração fluídica e uma trama envolvente. Para quem gosta de um bom romance policial, esta é uma ótima pedida. Sem dúvida, uma das obras da autora mais intrigantes.


Comentários