Livro: "O Gato do Brasil" de Arthur Conan Doyle

Título: O Gato do Brasil e outras histórias de terror e suspense
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradução: João Guilherme B. Lincke

ISBN: 978.85.254.2574-4
Ano: 2013
Editora: L&PM Pockets

Informações adicionais:
Número de páginas: 64
Tipo de diagramação: simples, com abres dos contos em uma fonte negrita
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: em papel normal, fosca, sem orelhas


Sinopse: 
O lado sombrio de Conan Doyle

Sir Arthur Conan Doyle, mais conhecido pelas histórias de Sherlock Holmes, era um exímio escritor de terror e de suspense psicológico. Esta coletânea reúne quatro contos nos quais o mistério e o macabro andam lado a lado. “O funil de couro”, “A nova catacumba”, “O caso de Lady Sannox” e “O gato do Brasil” são algumas das mais representativas histórias do gênero. Em “O funil de couro”, não há fronteiras entre o sonho e a realidade. “A nova catacumba” resgata o emocionante duelo entre duas mentes brilhantes. Já “O caso de Lady Sannox” é uma história sobre volúpia e prazer. Para fechar o volume, “O gato do Brasil”, que reserva um final surpreendente para este magnífico conjunto.



Diagramação:


A diagramação deste pocket é bem básica. Há um sumário inicial indicando onde cada conto começa e todos os títulos estão em negrito e centralizados no topo da página.

A fonte do corpo do texto possui serifa e o tamanho é agradável para a leitura, porém o espaço entre as linhas é um pouco diminuto demais (talvez por conta das 64 páginas que ele precisava ter).

Por ser um formato de bolso, a capa não possui orelhas laterais e a capa possui acabamento fosco.


Resenhas:

Vou fazer a resenha de cada um deles separado, com notas individuais, ok?

Lembrando que o livro, na minha opinião, é ótimo. É um passatempo sem igual para quem procura contos leves de terror. Da até para adaptá-los em volta de uma fogueira e assustar seus amigos ;D Porém, se você já possui o livro "A Nova Catacumba", este se torna dispensável, pois todos os contos aqui presentes aparecem lá (junto de outros que não estão aqui).

Mas para quem não tem a outra edição e quer conhecer outras obras dopai de Sherlock Holmes, que tal este livro de apenas 5 reais não?

1 - O Funil de Couro  - Nota: 5

Lionel é um colecionador de antiguidades, em sua sala há os mais diversos tipos de objetos datados de várias épocas. Dentre os objetos há um funil no qual ele chama a atenção de seu amigo, que ao analisá-lo nota a peculiaridade de ele possuir marcas de mordida. Lionel conta que o objeto era usado para tortura e seu amigo, que acaba por dormir nesta sala, está prestes a presenciar algo não imaginado. Será sonho ou realidade?

2 - A Nova Catacumba  - Nota: 4

A trama agora soa muito clichê para quem lê gibis (ou até para quem assiste desenhos de heróis), mas suspeito fortemente que Arthur possa ter sido o pai dela ou a ajudado propagar-se.

Nela, um cara chama um amigo para um lugar com artefatos de grande valor que foram descobertos por ele durante uma escavação. Ele quer dividir a descoberta com o amigão do peito e pede para que ele não conte a ninguém onde vão. Só que, nós que já estamos super manjados com isso desconfiaríamos na hora, mas o tolinho acredita e vai como um cordeirinho.

É nesta hora que o "amigão do peito" mostra-se o vilão da trama sacaneando o "inocente amigo" (ou o anti herói que cai nas artimanhas sempre), pois o vilão o arrastou até ali para que ele pague por algum acontecimento do passado, que na maioria das vezes ficou mau explicado e gerou toda essa revolta.

Ou seja, ele só o levou ali para fazê-lo pagar, mas antes bancou o bonzinho e complacente que perdoou a gafe e não guarda rancor. Sim,amigos, uma trama de gibi. Mas acaba com o cara preso lá e o vilão foge de boas! É aí que os gibis colocam o herói pra salvar o azarado, não é mesmo? Mas aqui não há heróis, então....

3 - O Caso de Lady Sannox  - Nota: 5

Lady Sannox traía o marido e todo mundo sabia disso na cidade, menos o corno, é claro. Afinal o traído é sempre o último a saber, não é mesmo?

O marido, aliás, era a pessoa ais calma e parecia viver feliz em sua inocência dos fatos. Até que a safadinha Lady passa a traí-lo com um médico mulherengo que faz questão de esfregar na cara da sociedade o que eles estão fazendo.

E eis que em uma noite, quando o médico iria sair para vê-la, um homem chega para requisitar seus serviços de médicos para sua esposa. Segundo ele, a mulher se cortou com uma espada que foi embebida e em um veneno mortal e algo precisa ser feito urgentemente ou ela morrerá.

Ok, a coisa meio que se torna um terror aí e o desfecho nos deixa tensos.

4 - O Gato do Brasil  - Nota: 5

Um inglês, filho de um pai que pouco se importou em ensiná-lo algum oficio, pois achava que ele herdaria algo dos parentes ricos da família (todos são ricos, menos o pai), vê-se endividado.

Quando um parente regresso do Brasil o convida para visitar sua casa e passar um tempo ao seu lado, ele não pensa duas vezes e vai até lá com a intenção de criar um lanço de confiança e poder pedir-lhe favores financeiros no futuro.

Embora a brasileira casada com seu parente tente alertá-lo, ele acaba tomando a moça por grossa e quase perde a vida. É, bem, às vezes as pessoas mais "grossas" são aquelas que de fatos nos querem bem.





Comentários