Livro: "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec

Título: O Livro dos Espíritos
Títulos Originais: (1954) Le Livre des Esprits

Autor: Allan Kardec
Tradutores: Salvador Gentile

Editora: IDE (Instituto de Difusão Espírita)
Ano de publicação: 2009 (182ª edição, 37ª reimpressão)
ISBN: 978.85.7341.391-5
Gênero: Espiritismo, Estudos Espiritas, Religião

Informações adicionais:
Número de páginas: 352 (edição normal - não é a pocket, embora ambas tenham o mesmo conteúdo e acredito que a mesma numeração de páginas)
Tipo de diagramação: simples, letras com serifas, capítulos começam com um detalhe em desenho (bem bonitinho). Há uma diferenciação entre tamanho das letras e a ser melhor explicada a seguir.
Cor das páginas: brancas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Extra: acompanha uma capinha transparente (bem bonitinha) tanto na edição normal quanto na edição de bolso.

Sinopse:

O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a doutrina espírita publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 18 de abril de 1857, sob o pseudônimo Allan Kardec. É uma obra básica do espiritismo, e foi lançado por Kardec após seus estudos sobre os fenômenos que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX.



Nota:


Resenha:

Diferente da abordagem do autor em "O que é espiritismo", ele livro tem uma escrita mais suave, mais íntima. Você realmente consegue se sentir bem e bem vindo ao lê-lo, mesmo que vez ou outra alguma resposta esporádica soe meio estúpida (afinal as respostas não são sempre do mesmo espírito).

Eu não sei dizer exatamente qual é a ordem para se ler as obras de Allan Kardec, mas certamente está aqui é uma bem bacana para se começar.

No livro dos espíritos há uma explicação mais aprofundada sobre a vida após a morte e também sobre problemas que enfrentamos em vida.

Como em "O que é espiritismo", a base dele são perguntas e respostas. Cada pergunta foi feita mais de uma vez para mais de um espirito diferente e as respostas são aquelas mais satisfatórias, as que de fato esclareciam mais o que lhes foi perguntado.

O livro aborda temas como: o porque nascemos na Terra, o porque estamos rodeados pelos nossos familiares (a resposta pode ser chocante), o porque certas coisas acontecem em nossa vida, entre outros.

Uma das explicações mais bacanas que eu encontrei no livro (vale lembrar que a obra é de séculos atrás) é a explicação de se há vida fora da Terra (curioso?) sabemos que cada religião (das que são corajosas para abordar o tema) tem a sua própria forma de explicar isso, mas achei essa resposta (no mínimo) engenhosa.

Os graus de evolução dos espíritos também são debatidos no livro, bem como as formas possíveis de se evoluir. Mas, calma, não é um livro de receitas de: faça isso e vá para o Céu, não! Claro que não! Se você espera encontrar isso, sinto em lhe dizer que: não é em obras espíritas que você irá encontrar.

Porém a forma de abordagem do livro é bem bacana. Para quem tem a mente aberta, mesmo não sendo espírita, e que acredita que após a morte nós não vamos para gavetinhas no céu, ficamos dormindo ou simplesmente desintegramos, é uma leitura bem bacana e que faz pensar.


Diagramação:

As letras do miolo possuem serifa e em alguns momentos estão em negrito e em outros em itálico. O autor usou o negrito para definir títulos, o itálico para demonstrar perguntas e a diagramação simples (sem nenhuma dessas funções) para descrever as respostas dos espíritos (ou a dele, em alguns momentos). A distinção entre quem está falando é bem nítida, então não há dificuldades no momento da leitura (embora algumas notas de rodapé sejam bem pequenas nesta edição e eu imagine que na forma pocket devem ser ainda mais pequeninas!)

Para quem percebeu os três títulos como o nome original da obra, aqui vai a explicação: este livro não saiu assim de primeira, o autor o lançou primeiramente como dois livros distintos, depois a obra recebeu adições de conteúdo e as duas obras foram unidas em um só exemplar, ganhando este novo título que é reeimpresso assim até hoje.



Leia também:
"O Que É Espiritismo?"
- "O Livro dos Espíritos"


Comentários