Livro: "Só O Amor Consegue" de Zibia Gasparetto (espírito Lucius) - Parte 1

Título: Só O Amor Consegue
Autora: Zibia Gasparetto, pelo espírito Lucius

Editora: Editora Vida & Consciência
Ano de publicação: 2013
Gênero: Romance espírita

Edições:
Brochura:

  • ISBN: 978-85-7722-242-1
  • Páginas: 416

Capa dura:

  • ISBN: 978-85-7722-244-5
  • Páginas: 416

Econômica (Avon):

  • ISBN: 978-85-7722-250-6
  • Páginas: 264


Sinopse:
O amor incondicional é a maior força do universo. Por mais difícil que seja uma situação, o amor sempre resolve. Essa é a maior conquista do espírito, um aliado fundamental para o progresso em todas as áreas da vida. Uns mais, outros menos, todos nós estamos desenvolvendo nossa forma de amar.
Margarida com suas marcas da orfandade; a esposa ciumenta sob a influência de um espírito do passado; a mulher traída que não soube perdoar; o marido arrependido tentando reconquistas a dignidade... Todos queriam curar suas dores e seguir adiante. 
Só quando o amor brotou em suas almas, rompeu as barreiras do convencional e assumiu sua força, foi que tudo começou a mudar e, por fim, cada um encontrou o próprio caminho. Essa vitória, SÓ O AMOR CONSEGUE. - Zibia Gasparetto

Curiosidades:

Algum tempo atrás eu decidi que gostaria de ler as obras da autora e comecei uma verdadeira saga atrás delas. Comecei a usar os meus créditos de troca do Plus e solicitar livros dela, mas a pessoa no qual solicitei esse quis trocar livro por livro e na inocência eu aceitei. Mandei o meu, mas ao receber este me deparei com algo que me chateou a primeiro momento, mas que me fez refletir e pensar que é uma boa oportunidade para compartilhar essas informações com vocês.

O que aconteceu foi o seguinte, a usuária realmente me mandou o livro “Só o Amor Consegue”, mas ele tinha a metade das páginas. Ele é bem diferente do que eu vi para comprar e notei na página de informações que ele é uma “edição econômica da Avon”. Voltei ao cadastro da pessoa e ela havia cadastrado ele na edição normal, com o dobro de páginas, e em nenhum momento me disse que a edição dela era outra.

Isso me fez correr atrás da edição normal (agora via Plus para poder qualificar a pessoa que me tentasse passar a perna) e perguntar diversas coisas sobre ele, como ISBN, quantidade de páginas e solicitar várias fotos.

Acabei localizando ele na edição normal (brochura, com orelhas) e depois descobri pelo site da Amazon que ele possui uma terceira edição: com a capa dura!

Aliás, essa edição de capa dura é mencionada na edição normal, na página de informações, o que me fez crer que eles tenham exatamente as mesmas especificações, embora de todas as pessoas que o tem para troca e eu tenha perguntado qual a edição que elas estejam trocando nenhuma tenha me respondido.

A minha ideia era ter os três para fotografar, mas não queria comprar outra edição, pois a grana esta curta para quem está desempregada como eu, sabe? Então, se alguém tiver ele no Plus em edição de capa dura e quiser troar por um crédito Plus é só me falar, está bem? Eu só quero ele para tirar foto e mostrar a diferença das outras edições. Aliás, até aceito emprestado se uma boa alma quiser cooperar com isso. :D


Diagramação, capa, contra capa, miolo e afins:

Vou começa falando do miolo, que é o mais importante, não é mesmo? Eu tive a paciência de ler os dois livros ao mesmo tempo para ter certeza que a trama era mesmo completa. Sim! Eu nunca havia feito isso e achei que era uma boa oportunidade para testar a veracidade dessas edições econômicas que dizem vir com o texto integral (embora em momento nenhum ele prometa isso no livro, acredito que no catálogo da Avon deva vir essa informação, já que outros livros que adquiri apresentavam esse chamariz).

Cada capítulo que eu lia em uma edição, relia na outra. Sempre intercalando qual a vez da edição normal e a econômica, e muitas vezes trocando-as de vez. E, sim, meus amigos, as edições são exatamente iguais. Não há uma virgula de diferença entre uma e outra. Mas então o que explica a diferença no número de páginas? Bem, partimos para outro ponto: a diagramação.

A diagramação da edição brochura é bem trabalhada, as linhas são bem espaçadas, as letras em tamanho ideal para a leitura (até para quem usa óculos) e os capítulos são separados (quando um termina o outro começa na página seguinte). Há um arabesco desenhado em volta do “Título do capítulo” (que, na verdade, consiste na palavra capítulo + a numeração dele). As páginas iniciais e finais são coloridas, com informações sobre a autora, o espirito no qual ela psicografa a trama e propaganda de outros títulos deles em parceria ao final.

Já a edição econômica tenta diminuir o espaço a máximo (e consegue, não é mesmo? Já que o livro tem metade do tamanho do outro). O espaçamento entre as linhas é mínimo, as letras têm tamanhos menores e quando um capítulo termina o outro começa na mesma página. Não há arabescos em volta do título, ele apenas aparece em negrito e em uma fonte um pouco maior que o texto. As páginas iniciais e finais têm exatamente a mesma informação que a outra edição, porém são em preto e branco e não apresentam cores como na outra edição, afinal ela é feita de forma econômica e o livro não ficaria mais barato se mantivesse páginas coloridas em seu interior.

Segundo informações que consegui apurar com um pessoal de uma livraria: a edição de capa dura é exatamente igual a brochura. Porém, não possui orelhas nas capas, já que a capa é feita em um papel bem mais resistente, que não é dobrável. Eu inclusive tenho um livro dela (não esse) em capa dura e fiz a resenha dele um tempo atrás, o link é esse aqui.

Outra diferença entre elas é que a edição econômica tem uma capa sem orelhas, embora o material seja mais brilhoso que a outra edição (lembrando papel fotográfico brilhante, embora eu saiba que não seja, é só a título de comparação para vocês. Tanto que é bem difícil tirar foto dele e não sair aquelas bolas de reflexo de luz, exigiu uma boa manobra, sabe?).

Enquanto a edição brochura possui orelhas na capa/contra capa e o material dela é meio “fosco”, não trazendo essa película brilhante por cima. Além de a parte interna da capa/contra capa possuírem desenhos em tons de verde. Coisa que me disseram que também acontece na edição de capa dura, mas não poso afirmar 100% por não tê-la pego em mãos. E, para finalizar, a edição econômica é simples, sem orelhas e sem desenho no verso da capa/contra capa.

E, para finalizar: o título na capa das edições brochuracapa dura são dourados em auto relevo, enquanto a edição econômica é pintado na tonalidade e é apenas a cor da foto.


Fotografias comparativas:

Como essa postagem para as curiosidades ficou bem longa (afinal são 3 edições de um mesmo livro), vou colocar algumas fotos comparativas e deixarei a resenha para outro dia, ok? Afinal, após ler sobre essas diferenças nada melhor do que ler, não?

Lembrando que eu não tenho a edição de capa dura, então aceito trocar ela pelo Plus ou emprestada para fotografar. Ainda aceito as fotos se alguém tiver e puder fazê-las para mim.

edição brochura e edição econômica lado a lado


Embora não dê para notar muito bem, a capa de cima é a econômica e o título é normal, na outra, a edição brochura, o título é em dourado em auto relevo

capa e contra capa da edição econômica

verso da capa e primeira página da edição econômica

sobre a autora em preto e branco

informações catalográficas da edição econômica

fim das páginas de abre e início da trama da edição econômica

separação de capítulos da edição econômica
capa, contra capa e orelhas da edição brochura

verso da capa/orelha e primeira página da edição brochura

informações sobre a autora da edição brochura

informações catalográficas da edição brochura

fim das páginas especiais e inicio da trama da edição brochura

separação de capítulos da edição brochura


Confira também:
Parte 1: sobre as três versões de impressão dos livros da autora
Parte 2: resenha de "Só O Amor Consegue"






Comentários