Livro: "Nêmesis" de Agatha Christie

Título: Nêmesis
Título Original: Nemesis
Autora: Agatha Christie
Tradutor: Milton Persson

Editora: Nova Fronteira
Ano de publicação: 2014
ISBN: 978.85.209.3989-5
Gênero: Investigação, Crime, Romance Policial, Ficção

Informações adicionais:
Número de páginas: 266
Tipo de diagramação: simples, letras com serifas, títulos de capítulos em negrito. Capítulos seguintes começam na mesma página em que o outro termina, salvo espaços muito pequenos.
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura e tamanho satisfatório
Capa: dura

Sinopse:
Ao folhear seu jornal vespertino, Miss Jane Marple se depara com a inesperada notícia da morte de Jason Rafiel, um milionário que a ajudou a evitar uma tragédia não muito tempo atrás, numa viagem ao Caribe. Uma semana depois, ela descobre que o finado lhe deixou uma herança? que ela só receberá se conseguir solucionar mais um mistério.

Mas como resolver esse caso se Mr. Rafiel não forneceu qualquer informação acerca do crime, do lugar, do assassino ou da vítima? Por onde Miss Marple poderia sequer começar? Seria essa apenas uma brincadeira de mau gosto? Ou o ato final que provará, de uma vez por todas, sua perspicácia e vocação como a Nêmesis vingadora, a Justiça inescapável? 

Nota:


Curiosidades:

A editora Nova Fronteira começou a lançar uma coleção com box, com 3 livros cada, em 2013 (se não me engano), ao longo dos anos, a coleção foi crescendo e agora conta com sete box. Porém, a partir do volume quatro, o nome impresso da editora passou a ser HarperCollins Brasil e as coleções anteriores foram relançadas exatamente iguais, apenas substituindo a logo da editora. Uma pena, já que alguns livros (como a edição "Um Corpo na Biblioteca") carecem muito de correções urgentes e essa era a melhor chance para fazê-las.

Os ISBNs continuam exatamente iguais, já que a editoras fazem parte de um mesmo grupo editorial que apenas transferiu as obras inglesas para a parte que é nomeada como HarperCollins. Aliás, HarperCollins é o nome da editora inglesa cujos livros da Agatha Christie são relançados até hoje.

Uma curiosidade sobre estes livros é que ele são impressos na China, então a qualidade da capa dura, o trabalho interno dela e o material do miolo são bem diferentes. As páginas são bem levinhas e a qualidade da capa é tão bo
a que você pode deixá-lo dentro da bolsa e lê-lo por aí sem perigo. Porém, na ficha catalográfica a impressão consta como na cidade do Rio de Janeiro Então, uma dica, se forem citar em algum TCC talvez essas não seja a melhor versão, pois pode dar uma confusão enorme na banca.

Diagramação e outras informações sobre a obra física:

A diagramação dele é bem simples, mas é no formato que particularmente mais gosto. As páginas internas tem tonalidade amarelada e são de uma gramatura de papel bem leve. A fonte utilizada no corpo do texto possui serifas, e a fonte dos títulos que aparecem em negrito não possuem. Essa sutil diferença ajuda bastante na distinção entre os capítulos e foi trabalhada de forma e eficaz.

As capas desta coleção são um incríveis. Ela possui desenhos com cores fortes que remetem a elementos importantes da trama, mas aos quais você (na maior parte das vezes) só saberá exatamente isso no decorrer da leitura ao que exatamente cada detalhe da capa remete.


Resenha:

A pessoa que decidiu pelos títulos dessas coleções deve ter feto levando em conta alguma tabela de mais ou menos vendidos ou algo do tipo. Esqueceram de considerar que certos livros remetem a outros e que seria interessante que os tais outros saíssem antes. Este aqui, "Nêmesis" é o último livro de Miss Marple e ele remete toda a trama a outro livro, que eu ainda não li, "Mistério no Caribe". Este livro, aliás, ainda não saiu em capa dura e não há nenhuma informação de que sairá, então a incógnita ficará no ar por hora :(

Na trama, uma já debilitada Miss Jane Marple vê no jornal que um antigo conhecido faleceu. Ele também tinha idade avançada e ela o conheceu no caso em que teve que solucionar no Caribe. Saber que Jason Rafiel morreu é uma tristeza para a velhinha, ela até fica sentida por não ter tido mais contato com ele, mas suas próprias dores a fazem deixar isso de lado. Jane anda sendo cuidada por uma mulher muito estranha, paga por seu sobrinho escritor famoso, que fala com ela em gerúndios e não se irrita de forma alguma.

Jane não poderia nem imaginar que depois seria notificada por advogados do senhor Rafiel como sendo uma de suas herdeiras de uma vultosa soma. Mas, calma, o dinheiro não vem de graça e tão fácil assim não. Jason Rafiel deixa ordens para os advogados para que uma carta seja entregue a ela e algumas poucas coordenadas. Ela tem que revolver um caso dentro de um ano para receber a bolada.

Acontece que nem os advogados sabem do que o caso se trata e muito menos Miss Marple, mas sua curiosidade e a sede por desafios a fazem aceitar mais esse. Ok, ela não tem nem mesmo ao senhor Jason para questionar e por isso terá que usar de sua pericia e astúcia para chegar a descobrir com é o mistério, em primeiro lugar, e posteriormente desvendá-lo.

Após aceitar, ela acaba descobre que ele reservou para ela um itinerário em uma excursão de "casas e jardins". Seria o mistério algo a respeito dos passageiros dessa excursão? Ou será que o mistério está justamente em um dos lugares em que a excursão vai passar? E, pior ainda, como saber quando será a parte de abandonar a excursão e seguir a investigação?

E, não pense que a velhinha vai ser a única conhecida do senhor Jason Rafiel na trama não, há pessoas no decorrer dela que o conhecem e Jane precisa de toda sua astucia, perspicácia e atuação para não ser pega nesta investigação e poder concluí-la.

Agora, deixe só falar uma coisa. Embora eu tenha amado o livro depois de um tempo. Acho que não ter lido a obra anterior me fez achar o começo bem maçante. Até que eu começasse a me situar levou um tempo e achei o comecinho muito tedioso. Confesso que em vários momentos pensei em deixar a obra de lado no início, ainda mais quando eu não fazia nem ideia de qual era o tal mistério. Mas, no decorrer dela, acabei me apaixonando por esse livro. Jane é incrível!


Comentários