Ebook: "O Fantasma da Central do Brasil" por Fernan de Souza

Título: O Fantasma da Central do Brasil

Autor: Fernan de Souza

ASIN: B072KKTJZ4

Ano: 2017

Editora: publicação independente

Disponível para compra: https://www.amazon.com.br/product/dp/B072KKTJZ4/ ou https://www.saraiva.com.br/o-fantasma-da-central-do-brasil-ficcao-9206343.html

Leia gratuitamente: https://www.wattpad.com/173661686-o-fantasma-da-central-do-brasil-p%C3%A2nico-na-central

Informações adicionais:

Número de páginas: 14



Sinopse:
O Fantasma da Central do Brasil é uma história que trata de uma realidade bem presente na sociedade e principalmente nas grandes metrópoles, a ‘invisibilidade social’.
Toda trama começa depois que um caos toma conta da Central do Brasil e o impetuoso detetive, Maic, é enviado para resolver o caso.
Você está convidado a entrar nessa trama e descobrir o mistério do ‘Fantasma da Central do Brasil’.


Nota:

Resenha:

Confesso que comprei esse conto do Fernan de Souza (antes de ver que poderia ler gratuitamente no wattpad) por conta do título e da sinopse. Estava super empolgada, pois quem segue o blog pode perceber o como amo tramas de mistério e policiais. Apostava todas as minhas fichas (ah que expressão velha, ahahhaha) que fosse algo sensacional, com base no título e na sinopse. Mas, deu ruim, deu muuuito,muito ruim....

Digamos que a ideia pode até ser boa (se ficasse mais clara), mas a execução deixou muito a desejar! Pois não é um conto que tenha sido escrito com algum cuidado aparente. Simplesmente parece que o autor escreveu apenas as falas e imaginou o restante, mas não soube que tinha que passar todas as ideias da mente para o papel. Como assim? Espera que eu explico.

O que se passa aqui é que após uma mínima introdução, o autor colocou apenas falas! Isso mesmo, apenas falas e nada mais! Não há explicações de quem o fala ou para quem o fala; não há uma descrição do lugar, da situação em curso; não há descrições de passagem de cenário/cena ou tempo. A impressão que se tem é que falta 70% do texto e que, o pouco que está disponível, quase nada esclarece sobre a trama.

Aliás, a sinopse, sabe ela? Explica muito mais sobre o livro do que o próprio e-book em si....

E, não para por ai. O autor usou referencias apenas americanas, como se a polícia local (lembre-se que o título da a ideia de que a coisa se passa no Brasil) fosse o FBI e a maioral no ramo da imprensa fosse a CNN. Nada contra inventar um grupo de mídia ou um nome para algum esquadrão especial policial para o caso, mas usar elementos de fora em algo que se passa no Brasil não casa.

Outro ponto ruim é a diagramação. Há uma cor azul que aparece atrás das páginas escritas que não parece ter um propósito de estar ali. Também há travessões quando "linhas são puladas" o que, cá entre nós, dá uma ideia nada profissional e totalmente amadora para um ebook.

Minha sugestão ao autor é: reescreva. Ninguém nasceu para acertar de primeira, ainda mais no mundo das letras onde tudo passa por transformações constantes. Sendo assim, não que seja necessário jogar fora o que escreveu, mas caberia sim a ele reler e completar a trama para que se torne concisa e coesa.

Comentários