Livro: "A Verdade Está Lá Fora" organizado por Jonathan Maberry (parte 1)

Título: (Aquivo X - histórias inéditas) A Verdade Está Lá Fora
Título Original: The X Files: the trust is out there
Editor: Jonathan Maberry
Autores: Bev Vicent, David Farland, David Liss, David Sakmyster, Glenn Greenberg, Greg Cox, Hank Phillippi Ryan, Hank Schwaeble, Jon McGoran, Kamig Garcia, Keely Armstrong, Kendare Blake, Sarah Steagall, TimWaggoner
Tradutora: Daniela Rigon

Editora: Ornitorrinco
Ano de publicação: 2016
ISBN: 978.85.5649.004-9
Gênero: Ficção científica

Informações adicionais:Número de páginas: 408
Tipo de diagramação: abres de conto com a foto da capa em preto e branco, letras com serifa, títulos em caixa alta e fonte maior e negrita
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura


Sinopse:
Baseado na série clássica Arquivo X, os dois livros THE X-FILES: Agent of Chaos e THE X-FILES: Devil's Advocate contam a adolescência dos personagens inesquecíveis Fox Mulder e Dana Scully, abordando como os personagens começaram a se interessar por temas como teorias da conspiração, OVNIS e o oculto.


Nota:

Este é um livro de contos que foi lançado em 2016 junto com o retorno da série para a televisão. Diferente da maioria dos livros sobre a série que tenho resenhado por aqui, este são de contos inéditos, ou seja, não são dramatizações de algo que já vimos na televisão, mas uma coletânea com 15 contos escritos por autores diversos exatamente para esse livro.

Não nego, a edição é caprichada e os abres de contos com uma parte da imagem de capa ficou muito bom, porém há muitos erros de tradução, digitação e concordância ao longo dos contos, o que acaba sendo bem chato já que o preço do livro no local mais barato não é menos de 70 reais e, particularmente, em um livro de 400 páginas com esse preço esperamos algo muito bem trabalhado.

O organizador e a autora de um dos contos da coletânea são os autores de "Advogado do Diabo" e "Agente do Caos" livros lançados o ano passado e que já tiveram resenhas publicadas aqui no blog.

E, bem, se tratando de uma antologia com contos de autores variados há sempre aqueles mais legais e marcantes e outros que não agradam muito. Por esse motivo, vou fazer as resenhas de cada um deles em separado e contar um pouco sobre as minhas impressões sobre cada um. Mas, aviso desde já,o melhor conto é justamente com o agente Doggett, aquele coitado que acabou sendo preterido por vários fãs da série.

E, apenas para avisar, como são muitos contos juntos e a resenha ficaria gigantesca, vou parcelá-la em duas partes, em breve colocarei o link para a segunda parte no final da página, ok?


Abre:

Antes dos contos propriamente ditos, há um abre do ator Dean Haglund que interpretou Richard Langly na série, membro dos Pistoleiros Solitários e um dos únicos amigos de Fox Mulder, bem como um dos únicos personagens da série a acreditar na abdução de Samantha Mulder.

Para quem não lembra do ator, ele era o loirinho do trio e comumente usava alguma camiseta de bada de rock. Como os demais, tinha uma leve queda por Dana Scully e dentre os amigos dos agentes era o que mais levantava dados sobre teorias da conspiração. (Particularmente eu sempre o achei a cara do Tom Hamilton do Aerosmith, sabe? Hahahahah).

Ele fala um pouco sobre como foi integrar o time de atores da série e da evolução de seu personagem. Também conta que até hoje participa de convenções sobre "Arquivo X" e que a série foi algo muito marcante em sua vida.

1 - "Chamado Após a Morte" por Kelly Armstrong:

Nota 3

O livro começa com um conto da autora Kelly Armstrong no melhor estilo "monstro da semana". Uma garotinha está em um acampamento com outras crianças, aquele tipo de coisa que vemos muito em filmes da sessão da tarde, sabe? Não é permitido que se saia das barracas sozinha a noite, nem mesmo para ir ao banheiro, mas Aubrey estava muito apertada e não conseguia segurar mais. Mesmo receosa, ela decide sair para a floresta e aliviar-se se acordar ninguém, temendo represarias.

Ela sai e, como não poderia deixar de ser, acaba encontrando alguém me meio a mata, mas essa pessoa não faz parte do acampamento. Trata-se de um garoto que parece estar muito desorientado. O mistério aqui surge quando descobrimos que Mulder e Scully foram investigar o caso pelo fato do menino ter sumido de sua casa, muitos quilometros de distancia daqui, apenas alguns minutos antes e ao voltar para casa ele não parece ter nenhuma lembrança de sua vida antes do acontecimento e passa a ter comportamentos estranhos que deixam seu pai muito tenso.

É um conto interessante, embora se eu contasse os motivos (e o vilão por trás de tudo) a coisa toda soasse meio ridícula sem uma leitura, os agentes não parecem fazer jus a sua caracterização na série. Temos um Mulder e uma Scully que agem mais como personagens de "House M. D." do que de Arquivo X e algumas falas "escapadas" poderiam ser apenas pensamentos ou sussurros, pois as pessoas ao redor são muito facilmente ludibriadas pelos agentes dando um sentimento muito falso, totalmente distante do que estávamos acostumados a ver na série de televisão.

Portanto, não que o conto seja ruim, só não se parece mesmo com Arquivo X de fato. Creio que se a autora tivesse optado por usar Moica Reyes e John Doggett como protagonistas as personalidades dariam muito mais certo do que as de Fox Mulder e Dana Scully nos quais ela usou. Logo, ele poderia ser melhor que isso se ela tivesse escolhido melhor quais personagens encaixar na trama.

2 - "Unidade de Tempo" por John McGoran:

Nota 3

O segundo conto foi escrito pelo autor de thrillers de ficção John McGoran, bem conhecido lá fora por escrever um livro baseado na série de televisão "The Blacklist" e que não foi lançado no Brasil até o momento.

É um outro caso de uma trama interessante, mas cujo autor não soube trabalhar muito bem as características marcantes do personagem. Temos um Fox Mulder que acredita no impossível e uma Dana Scully cética sim, mas o texto remete bem mais a série "The Flash" do que a "Arquivo X".

Há um professor renomado trabalhando em um projeto muito importante que vai possibilitar a viagem no tempo porém uma pessoa desconhecida aparece no local e isso faz chamar as autoridades. Mulder e Scully acabam por descobrir que a tal pessoa é um viajante temporal, mandado para executar o professor e impedir que ele faça sua grande descoberta sobre viagem temporal.

E, como na série adolescente do velocista, o tal viajante foi mandado por alguém que já foi ligado ao professor no passado, mas que compete para mostrar que esta na vanguarda e enviou alguém para o passado lhe contando muitas mentiras, apenas para que ele mesmo pudesse ser o descobridor da viagem no tempo.

3 - "Filho do Buraco Negro" por Kami Garcia:

Nota 4

Kami Garcia é autora de séries infato-juvenis, sendo a mais famosa dela "Dezesseis Luas", e também foi responsável pelo livro com a adolescência de Fox Mulder, "Agente do Caos" já resenhado aqui no blog, lançado um ano após esta antologia.

Diferente dos outros autores, Kami tentou trabalhar com uma fase da vida do agente na qual temos menos elementos, sendo possível criar mais informações e não cair tanto em contradições. Sua ideia no conto foi tão boa que o organizador deste livro a convidou para o projeto seguinte usando a mesma formula deste conto aqui.

Fox Mulder é um adolescente que ainda sofre o peso da culpa do desaparecimento de sua irmã, mas não sofre sozinho, já que ele vê sua mãe entregue a um espiral de dor e culpa todos os dias. E embora mãe e filho tente "continuar vivendo em normalidade", vemos o quanto é penoso para ambos dissimular a ausência da caçula da casa.

O conto serve quase que como um abre para o livro completo, já que vemos Fox e sua amiga entrando em uma confusão ao tentar investigar sozinhos o que aconteceu com uma criança que estava desaparecida, mas reapareceu misteriosamente.

4 - "Deveríamos ouvir um pouco de Shostakovitch" por Hank Phillippi Ryan:

Nota 4

Hank Phillippi Rya é uma autora, embora eu tenha achado que se tratasse de um homem pelo nome e já vou pedir desculpas desde já. O conto tem uma ideia interessante, mas a execução deixou um pouco a desejar. Scully e Mulder vão ter um bebê, assumiram de vez que se amam e estão dividindo um apartamento (que estranhamente tem sótão e porão.... mas, enfim). Porém, como se assumiram de vez, o FBI afastou a ambos temporariamente para decidir qual dos dois será mandado embora (isso me lembrou um pouco o modo de agir das grandes corporações particulares).

No novo apartamento, eles contam com a ajuda de um solicito vizinho, que normalmente é quem está por perto para auxiliar Dana Scully em alguns probleminhas domésticos que a mudança está acarretando. E é exatamente ele quem recebe uma grande caixa com um quadro, ao qual Dana foi avisada antes que receberia como herança de um "tio" em um telefonema de sua mãe. Acontece que a obra guarda muitos mistérios e isso acaba aguçando a curiosidade dos agentes.

Particularmente eu achei que a Dana Scully parecia um pouco a "Arlequina de os Novos 52", ela até tem seu próprio "Tony Tigrão", o pau pra toda obra, e tem uns "insghts" estranhos e amalucados. Sem contar que a forma no qual ela tenta proceder com a negociação de venda não lembrou em nada a esperta e sagaz Scully da série.


5 - "A Múmia" por Greg Cox:

Nota 4

Greg Cox é autor de vários livros inspirados em séries de televisão, como Jornada nas Estrelas e Alias, e também em super heróis como Demolidor (Marvel), Batman e Superman (DC). 

O conto escrito por ele nesta coletânea me lembrou um pouco os contos de terror de Arthur Conan Doyle, pois ele começa com um ar leve e até irônico e termina com uma carga dramática de terror bem interessante. É um dos poucos contos do livro que acho que funcionaria bem como um capítulo da série.

Uma múmia é encontrada por um bêbado, ele alega tê-la esfaqueado e a polícia acaba chamando o FBI por não saber exatamente como agir. Embora haja o sinal da "fada" que golpeou a múmia, Scully é categórica em dizer que talvez seja o abuso de álcool que tenha feito com que o transeunte achasse que fora atacado, e esse é o ponto no qual Mulder pega para provocá-la, alegando que o homem poderia estar falando a verdade, mas faz isso de forma irônica.

As investigações acabam mostrando quem o corpo da múmia é e Mulder é levado a investigar ritos funerários dos antigos egípcios com uma especialista. Eu confesso que gostei bastante da trama, ela lembra um pouco histórias em quadrinho e tem informações verídicas como pano de fundo para sustentar uma ideia maior (que é claro que na prática não funciona, mas para os leigos que lerem parece bem lógica).

6 - "Mudança de Fase" por Bev Vincent:

Nota 5

Para começar tenho que pontuar o erro da editora no Sumário, pois o sobrenome do autor aparece como "Vincen" ao invés de "Vincent" e isso é algo bem ruim. Não que o livro todo não possua erros, existem alguns de tradução, outros de concordância e até digitação, mas eu considero errar o nome da pessoa que escreveu um absurdo sem tamanho.

Na trama, que começa como algo bem familiar e corriqueiro, o terror, o suspense e o mistério foram muito bem trabalhados. Foi um dos contos que mais me deixou curiosa, um dos que peguei para ler e não pude desgrudar os olhos do papel antes de finalizar a leitura. Aliás, o final dá até aquela sensação de náusea arrepiante que os bons autores de terror psicológico do ramo, como Stephen King, consegue causar em nós.

Uma família está em sua casa a noite. Enquanto a adolescente está em uma ligação com as amigas, os pais dividem um vinho e conversam. Já é noite e a luz falta. Como já estão prestes a dormir, os pais aproveitam a falta de luz para um jantar a luz de velas e aproveitar um pouco de romantismo. Mesmo que a filha do casal esteja muito irritada por perder sua ligação. Mas, calma, essa paz aparente pode não ser natural, já que após um forte clarão lá de fora, ninguém consegue deixar a casa.

Mulder e Scully acaba esbarrando no caso, mas a situação não poderia ser das mais estranhas, já que nenhum dos vizinhos parece ter se dado conta de que não vê a família a tempos ou até mesmo pensar sobre o assunto, mesmo com o mato da casa crescendo e as portas e janelas inacessíveis. Também considero um dos contos que ficaria muito bom se ganhasse um capítulo na série, pois casar muito bem com a proposta da série.

7 - "Coração" por Kendare Blake:

Nota 4

Kendare Blake é uma das poucas autoras a fazerem parte do livro que teve obras traduzidas para nosso idioma, entre elas estão "Anna Vestida de Sangue" (2016, pela editora Verus) e "Três Coroas Negras" (2017, pela editora Globo Alt). Não li nenhuma das obras da autora anteriormente, mas por estar com livros sequenciais sendo lançados por duas editoras nacionais ao mesmo tempo creio que sejam interessantes.

No conto, Coração, um homem tímido, reservado e pacato vive sua vida sem tentar chamar a atenção dos demais. Ele não tem muito contato com os vizinhos e teme incomodar a qualquer pessoa com sua presença. Mas, quando ele passa mau em seu jardim, é justamente uma vizinha e a filha dela quem tenta socorre-lo e se não o fizessem ele teria morrido. A situação foi tão inesperada e desesperadora que um transplante de coração foi feito nele ou ele morreria.

Acontece que o moço agora anda tendo gostos diferentes e quando Mulder e Scully começam a investigar que o homem que "lhe deu a vida novamente" não era flor que se cheire, uma descoberta vai abalar o mundo pacato de Arthur. Afinal, seria mesmo verdade o que os dois agentes lhe disseram sobre as outras pessoas a receberem órgãos daquele homem?

O terceiro conto, dentre esses sete, com cara de Arquivo X, embora Mulder e Scully parece ser um pouco distraídos e estarem meio dispersos durante a investigação.

Comentários

  1. Many thanks for your kind comments about my story, "Phase Shift"! Much appreciated.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello! I'm extremely happy to see you here, especially it's a review in another language than yours. I really enjoyed your story and hope that other books with your stories will be released here (or even in Amazon Kinddle files in portuguese). Thank you very much for commenting and sorry for any error in this message!

      Excluir

Postar um comentário