Skoob (Parte 1): O que é? Como se cadastrar?

A postagem de hoje será um pouquinho diferente, pois ao invés de destinar o espaço a um autor, vou falar sobre uma rede social que tem como foco os livros.

Não sei se todos já conhecem o Skoob (www.skoob.com.br), mas tenho certeza de que se você gosta de ler deveria dar uma chance a esta rede social. Mas, diferente das redes sociais normais (onde muito pouca coisa útil se aproveita) a finalidade do skoob é outra. O site, que é brasileiro, é destinado aos amantes da literatura e conta com ferramentas muito bacanas para organização de seus livros, metas de leitura e até possibilita a troca de livros físicos entre usuários.

Sim, sabe aquele livro que você quer dar fim, pois ganhou de presente e odiou a trama? Ou aquele que você comprou por impulso e nunca leu? Então, no site você pode trocá-los, mas isso é uma ferramenta específica que provavelmente eu só vá falar em uma outra postagem, ok? Vamos começar do início!



O que exatamente é o skoob?

Skoob é uma rede social voltada para a leitura. Nela, as pessoas podem marcar os livros que leram (inclusive com datas e anos em que leram se assim desejarem), os que possuem, aqueles que querem ler algum dia, os que desejam ganhar de presente/comprar, aqueles que abandonaram por algum motivo, entre outras opções.

A ideia é que, após fazer seu cadastro na rede, a pessoa crie o seu perfil (não obrigatoriamente de uma vez, calma! A pressa é só sua) e vá agregando em suas estantes os títulos com os quais já teve contato ou aos quais deseja ter.

Uma das coisas mais bacanas é que caso você esteja com aquela dúvida de se o livro é bom ou não, pode ler resenhas deixadas por outros usuários ou até perguntar a eles (por mensagem privada ou através dos perfis deles) o que estão achando do livro enquanto fazem a leitura.

Você também pode adicionar amigos e participar de grupos de discussão específicos, com os temas mais variados. E, caso não ache o grupo que deseja, pode até criar o seu próprio grupo.

Cadastro:

Para se cadastrar no site é bem simples e totalmente gratuito.

Entre no endereço: www.skoob.com.br e clique no botão azul escrito “cadastre-se! É grátis” (e, sim, é grátis mesmo, você não pagará nada em momento algum).

Você tem a opção de cadastrar-se através de sua conta no facebook (o que é o mais indicado, pois permite que você concorra a promoções de sorteios de livros pelo site – desde que tenha o perfil aberto) ou cadastrar-se usando seu e-mail.

As informações são aquelas básicas: nome, endereço, e-mail, enfim...

Porque o Skoob pede meu endereço?

Uma dúvida que eu tinha antes de fazer o cadastro era justamente essa: por qual motivo eu teria que fornecer o meu endereço para o site? Logo pensei: “será que é para me enviarem alguma cobrança?”. Mas, não se aflijam, a resposta é: não, eles não enviam nenhuma cobrança. Mas existem três situações no qual é interessante ter seu endereço cadastrado no site, e elas estão ligadas a receber cortesias (quando você for sorteado, mas a participação nisso é opção sua) e trocas com outros usuários.

Deixe-me falar exatamente sobre cada uma das 3 opções que envolvem o motivo de você fornecer seu endereço aqui:


  • Para localizar pessoas da sua cidade, região ou local específico: ninguém terá acesso ao seu endereço (a não ser nos outros dois casos que discutirei a seguir), mas a cidade e estado em que você moram aparecem na tela inicial do seu perfil e isso ajuda muito na hora de encontrar aquele seu amigo que você sabe o nome, mas que não colocou a foto dele, sabe? Ou aquela pessoa que você tem no facebook e aparece como sugestão de amigo, mas você não sabe se realmente conhece ou se só aceitou porque pediu autorização e você achou chato negar.
  • Para participar de cortesias: o site faz sorteios de cortesias (ou seja: livros físicos) que são dados pelas editoras. Somente a editora do livro terá acesso ao seu endereço para te enviar o brinde caso você seja sorteado, caso você não seja o sorteado nem mesmo a editora terá acesso ao seu endereço. Aliás, a participação é livre e você só participa se quiser.
  • Para trocar livros com outras pessoas: você tem um ou mais livros na sua casa nos quais queria se desfazer, mas não queria vender no sebo e sim conseguir trocar por um outro que está querendo ler? Então, aqui é a chance. Ao colocar seus livros para a troca (e volto a dizer que falarei mais disso mais para frente) eles aparecem como disponíveis e uma pessoa que desejar este livro poderá solicitá-lo a você em troca de um ponto Plus (ao qual você poderá trocar por outro livro, de outro usuário, sem necessariamente ter que pedir um livro aquela pessoa que te solicitou um). Para enviar o livro para essa pessoa você precisa do endereço dela, certo? E para que te enviem o livro que você solicitou também precisam do seu, certo? Preencher seu endereço faz com que apenas a pessoa na qual você solicitou um livro o tenha e isso apenas se ela aceitar a troca, caso contrário nem ela o verá.


Cadastro concluído, agora como coloco meus livros na minha estante?

Infelizmente esse passo pode requerer muito do seu tempo (inicialmente), isso se você leu muitos livros e quer colocá-los em sua estante. Mas se você não tiver pressa, não será um problema. No campo de busca do site é possível encontrar livros pelo título do livro, pelo nome do autor, pelo ISBN ou pela editora.

Ao digitar a sua busca, ele levará a todas as opções que correspondem a ele. Existem livros lançados por mais de uma editora e em mais de uma edição, então você terá que visualizar na tela e localizar a sua edição.

A grande sacada de montar sua estante é que você terá o seu acervo e quando outras pessoas lhe pedirem “amizade” haverá uma barra de compatibilidade com os livros que vocês leram em comum. Uma ferramenta bem interessante para adicionar pessoas com gosto literário similar ao seu, não? Dá para criar bons amigos assim.


***

Bem, esse foi um início sobre o Skoob. Eu pretendo criar mais postagens sobre as ferramentas específicas do site posteriormente, afinal ninguém entra em um local sabendo tudo não? Não vou estipular um prazo, mas prometo que tentarei não demorar, ok?


Comentários