Livro: "Terra dos Sonhos" de Alyson Noël

Título: Terra dos Sonhos - série Riley Bloom Livro III
Título Original: Dreamland

Autor: Alyson Noël
Tradução: Flávia Souto Maior

ISBN: 978.85.8057.133-2
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 208

Diagramação:
Texto: fonte agradável para leitura, com serifa
Páginas: amareladas
Diagramação: separação maior entre as linhas, abres mais elaborados


Sinopse:
Riley descobre que a pós-vida pode ser solitária para alguém que se concentra apenas em trabalho. Ela então vai até o local onde os sonhos acontecem na esperança de entrar em contato com a irmã, Ever. Lá encontra o diretor, que lhe explica os dois modos de fazer isso: ela poderia saltar para dentro de um sonho qualquer de Ever, e assim transmitir sua mensagem, ou criar um sonho novo em estúdio e enviá-lo à irmã. O problema é que esse segundo modo foi banido há muito tempo, e o estúdio, lacrado.
Determinada a falar com a irmã haja o que houver, Riley parte sozinha atrás de seu objetivo. O que acaba encontrando, porém, está longe de ser um sonho. Será Riley capaz de se livrar desse pesadelo para chegar a Ever?

Nota:


Resenha:

Este é o terceiro livro da saga de Riley Bloom, escrita por Alyson Noël. Um "spin off" de "Imortais", mas que pode ser lido por quem não leu a série principal sem prejuízos. Eu mesma não li a outra série, e estou amando esta coleção. Tudo bem que todas quando a irmã dela é citada você fica um pouquinho perdida, mas a autora foi sensível o bastante de explicar o que se passou naquele determinado momento para que nós leitores desta série antes da outra não ficássemos perdidinhos (obrigada!)

Dando sequência as desventuras de Riley. A garota não conseguiu escapar da última desobediência sem passar pelo Conselhos. Não ter dado ouvidos para o que seu guia, Bodhi, a instruía fazer acabou pesando fundo no final das constas. Mesmo que Riley tenha salvo muitas almas perdidas de um sofrimento sem fim e que seu brilho tenha aumentado, ela não escapou de um puxãozinho de orelha.

Seu guia até tentou explicar a desobediência da garota, mas nem com o pedido dela para que ficasse quietinha e o deixasse esclarecer as coisas, ela tratou de ajudar. Ainda mais depois que ela percebeu que seu brilho estava maior e o quanto ela está "progredindo".

Riley ainda continua sendo teimosa e insubordinada ao extremo, não importa o quanto Bodhi tente ajudá-la e mostrar o quanto ele está ali para o bem dela, a garota sempre acaba contrariando-o e achando que ele só "atrapalha". Isso até que ela descubra que seu guia tem uma namorada e que ela conhece a garota do seu primeiro dia de aula. É aqui em que descobrimos que "a líder de torcida" tem um nome e é Jasmine (um belo nome, diga-se de passagem).

Mesmo sem querer, o ciúmes de Riley por ver que seu guia tem uma vida fora do trabalho acaba transbordado. Não importa o apoio que seus familiares tentam dar, a menina é reticente e acaba caindo em seu lamurio de solidão novamente. E, claro, isso a leva a querer rever a irmã e correr para a fila do observatório.

Porém, desta vez, ela acaba encontrando algo muito mais interessante na fila do observatório, uma certa conversa entre os senhores da fila não escapa a sua atenção e ela se vê tentada a procurar "uma nova forma" de se comunicar com a irmã ainda viva. Mesmo que Bodhi a advirta sobre "A Terra dos Sonhos", Riley o desobedece mais uma vez, porém as consequências desta desobediência podem ser outras e podem afastá-la ainda mais de seu objetivo, fazer 13 anos.

Este foi o livro que li mais rápido da série. Riley sozinha acaba caindo em uma armadilha na qual ela mesma "buscou" e finalmente a vemos "pagar" (de alguma forma) por não ser uma boa menina. Ok, sabemos que até então ela desobedeceu buscando o bem alheio, mas desta vez os motivos da garota não eram mesmo nobres, eles não buscavam o bem de outras pessoas, mas sua realização pessoal. E a consequência de seus atos podem pesar (e muito) nos ombros da garotinha.


Diagramação: 

A diagramação deste livro segue o mesmo estilo dos livros anteriores.

Por ser um livro voltado para o público mais infanto-juvenil, os abres de capítulo são mais trabalhados e a distância entre as linhas é maior, para que a leitura flua mais rapidamente e a criança não desista por ficar muito tempo na mesma página.

As fontes possuem serifas e o papel tem um tom amarelado, o que descansa a vista e faz com que você leia páginas a fio sem notar.

Os rodapés também possuem uma arte bonitinha e por ele ser bem fininho, até mesmo uma criança mais nova pode lê-lo em uma semana sem problema.

Como de costume, os temas vão ficando gradativamente mais pesados e, desta vez, vemos que Riley tem que pagar as consequências de seus atos impensados além, é claro, de ela ter que sofrer sua grande derrota (pela primeira vez) e ter seu "ego" abalado.


Leia também:
Riley Bloom Livro 1: Radiante
- Riley Bloom Livro 2: Luminoso
- Riley Bloom Livro 3: Terra dos Sonhos
- Riley Bloom Livro 4: Murmúrio


Comentários