Livro: "A Verdade Está Lá Fora" organizado por Jonathan Maberry (parte 2)

Título: (Aquivo X - histórias inéditas) A Verdade Está Lá Fora
Título Original: The X Files: the trust is out there
Editor: Jonathan Maberry
Autores: Bev Vicent, David Farland, David Liss, David Sakmyster, Glenn Greenberg, Greg Cox, Hank Phillippi Ryan, Hank Schwaeble, Jon McGoran, Kamig Garcia, Keely Armstrong, Kendare Blake, Sarah Steagall, TimWaggoner
Tradutora: Daniela Rigon

Editora: Ornitorrinco
Ano de publicação: 2016
ISBN: 978.85.5649.004-9
Gênero: Ficção científica

Informações adicionais:
Número de páginas: 408
Tipo de diagramação: abres de conto com a foto da capa em preto e branco, letras com serifa, títulos em caixa alta e fonte maior e negrita
Cor das páginas: amareladas
Fonte: agradável para a leitura


Sinopse:
Baseado na série clássica Arquivo X, os dois livros THE X-FILES: Agent of Chaos e THE X-FILES: Devil's Advocate contam a adolescência dos personagens inesquecíveis Fox Mulder e Dana Scully, abordando como os personagens começaram a se interessar por temas como teorias da conspiração, OVNIS e o oculto.


Nota:

Este é um livro de contos que foi lançado em 2016 junto com o retorno da série para a televisão. Diferente da maioria dos livros sobre a série que tenho resenhado por aqui, este são de contos inéditos, ou seja, não são dramatizações de algo que já vimos na televisão, mas uma coletânea com 15 contos escritos por autores diversos exatamente para esse livro.

Não nego, a edição é caprichada e os abres de contos com uma parte da imagem de capa ficou muito bom, porém há muitos erros de tradução, digitação e concordância ao longo dos contos, o que acaba sendo bem chato já que o preço do livro no local mais barato não é menos de 70 reais e, particularmente, em um livro de 400 páginas com esse preço esperamos algo muito bem trabalhado.

Apenas para pontuar, essa é a segunda parte de resenhas deste livro de conto, caso tenha perdido a primeira parte basta clicar aqui. Caso já tenha lido a anterior, seja bem vindo a prosseguir com a leitura.



8 - "Privilégio Masculino" por Hank Schwaeble:

Nota 4

Escrito por Hank Schwaeble, autor que faz parte de diversas antologias de terror, porém nenhuma até o momento foi lançada por aqui. O conto busca uma pegada mais "leve e descontraída", embora vejamos Dana Scully em sua postura médica e tentando demonstrar que aquilo pode ser explicado, Fox Mulder parece aquele tipo "adolescente tarado", que não consegue se segurar ao ver peitos que logo "quer agarrar" ou "atacar", o típico menino mimado que tomou um fora - o que, convenhamos, cansa.

Uma pequena cidade, com uma concentração de renda invejável para o país todo, está passando por um problema bem peculiar. Dana Scully é designada para visitar o local, como médica, mas ao comentar o caso com seu parceiro acaba tendo que levá-lo junto.

Acontece que todos os homens da cidade, com exceção de um único adolescente, criaram "peitos femininos volumosos" do dia para a noite, tudo após um dia de comemorações na cidade e Scully e os demais peritos de saúde creem que algo no qual eles tomaram, comeram ou foram expostos pode ser a causa, então trabalham em descobrir o tal agente causador.

Mulder, porém, tem outra teoria. Ele acaba dando ouvidos a pessoas que dizem que há uma bruxa nos arredores da cidade, e após secar os peitos do prefeito e fazer piadinhas sexistas e sem graça, segue com a parceira atrás da "bruxa".

Não é um conto ruim, porém o autor poderia ter dosado melhor a abordagem do agente, já que em muitos momentos é crescente a vontade que temos de socá-lo.

9 - "Piloto" por David Liss:

Nota 2

Escrito por David Liss esse conto dá ares de "Black Mirror" na coisa toda. Pois, aqui, Fox acaba descobrindo um rapaz que quer vendê-lo (por uma quantia de dinheiro bem considerável) fitas da série de televisão "Arquivo X". No caso, o rapaz se diz viajante do tempo e realmente chega a dar o episódio piloto aos agentes para comprovar que não está brincando. Fox até teoriza de que isso os ajudaria a resolver casos mais rapidamente e a saber o que as pessoas envolvidas neles estão fazendo longe da vista deles.

Particularmente é uma história bem fã fiction mesmo,não há muito motivos para ser parte de um livro sobre a séria e tem cara de coisas dos "Nyahs" da vida. E, particularmente,já li fã fiction bem melhores e que se encaixariam de melhor forma a temática, mas enfim...

10 - "Rosetta" por David Sakmyster:

Nota 5

Esse conto escrito por David Sakmyster tem a participação dos Pistoleiros Solitários, creio que soa como um agrado ao ator que interpretou um deles e faria o abre do livro. Embora seja uma ponta e eles possuam bem poucas falas, dá para se ter uma ideia do como soa importante a participação deles na resolução deste caso.

Fox Mulder tem um informante e está em vias de entrar em contato com essa pessoa em uma cabana, propositalmente bem distante da civilização, é claro. Enquanto Dana Scully faz sua retaguarda em um carro distante e os Pistoleiros mantem contato por áudio com eles. Porém, a situação toda parece fugir ao controle após Fox pisar dentro da cabana e Dana corre a sua ajuda. Sem conseguir manter a comunicação, os Pistoleiros avisam as autoridades. Mas lá dentro Dana pode estar vendo algo que poderá mudar sua visão de ceticismo para sempre.

A ideia toda da trama e as teorias espaciais que o conto levanta realmente remetem ao seriado, dando um gostinho bom de lembrança. Ok que, no final das contas, parece mais um episódio de mostro da semana, mas mesmo assim é um conto muito bom.

11 - "Homem das Neves" por Sarah Stegall:

Nota 5

Sarah Stegall escreveu o conto que tenho como o meu preferido desta coletânea toda, além de usar Fox Mulder e John Doggett como personagens, ela soube trabalhar muito bem a dinâmica entre eles e a diferença entre suas personalidades.

A trama começa quando John Doggett é localizado por um antigo companheiro de guerras, um superior de seus tempos de soldado. Ele lhe trata com muito respeito, por admite lhe dever a vida, e tem toda uma ideia de como esse homem é honesto e correto. Então, quando ele pede a John para que o auxilie em uma missão de resgate a soldados que trabalham sob sua supervisão, o agente não consegue negá-lo. Mesmo o fato de não poder dizer a ninguém onde estará não parece empecilho, já que ele confia no ex-superior.

E lá, em meio a neve no Monte Liberdade é onde eles acabam encontrando Fox Mulder, que está em uma missão bem diferente da deles, aliás. Fox diz que tem informações de que o Pé Grande está naquela região, uma criatura folclórica, mas que ele garante ser real. Chuck Salvet, o capitão, acha que ele é apenas um maluco, mas John Doggett garante que o conhece e pede para que ele os acompanhe, mais para que não se perdesse.

A forma como a trama toda vai se conduzindo e as reais intenções de cada personagem são dignas dos desenrolares da série de televisão mesmo, dá até aquela sensação de "poxa, poderiam fazer um capítulo assim", pois ver os agentes mostrando seus pontos de vista tão contraditórios, mas cientes de que só a união entre eles os levaria a exito é a real alma da série.

12 - "A Voz da Sabedoria" por Rachel Caine:

Nota 5

Neste conto de Rachel Caine, Fox Mulder está apenas nos primeiros dias de trabalho com a nova parceira e não há aquela relação de confiança entre eles ainda. Ele decide tomar um café próximo ao edifício do FBI, apenas para aproveitar um pouco a companhia de seus próprios pensamentos e o clima.

Ele já estava a ponto de levantar-se e voltar  para sua sala no porão do FBI quando uma voz feminina o chama. Lá estava a sua frente Gina Sherman, antiga namorada do agente, cujo romance não terminou da melhor forma que poderia. Agora, casada e grávida de seu marido, Gina o vê e não resiste a chamá-lo para se desculpar, pois com o tempo se arrependeu da forma no qual as coisas acabaram entre eles. Fox, de certa forma, fica aliviado e feliz em ver a moça bem, casada e a ponto de se tornar mãe em breve, vê-la assim lhe conforta, pois no fundo ele sabe que ela não poderia ter uma vida feliz se continuasse a seu lado, "correndo atrás de seus fantasmas".

No entanto, naquele mesmo dia ele acaba descobrindo que Gina se matou e que ele parece ter sido uma das últimas pessoas a falar com ela antes da tragédia. Skiner não o quer envolvido nas investigações, mas Dana Scully quer acreditar na inocência de Mulder e acaba ajudando-o a investigar o ocorrido. O que ambos não sabiam é que isso poderia acabar levando-os até uma espécie de assassino em série, mas que nunca coloca as mãos em suas vítimas na hora da morte.

13 - "XXX" por Glenn Greenberg:

Nota 5

Um sete de gravação de filmes adultos é o ponto de partida da trama de Gleen Greenberg. Nele, uma famosa atriz da companhia está atuando em cena com outro ator, quando a cabeça dele "simplesmente explode". E embora fiquemos com aquela sensação de "mas hein?!" ao ler isso logo descobrimos que não é a primeira vez que aquela equipe de produção, aquele diretor e aquela atriz veem algo deste tipo acontecer.

Como não há uma explicação plausível e já é a segunda vez no qual aquilo ocorre, Fox Mulder leva sua parceira até o set com a desculpar de investigarem o que ocorreu, embora ela saiba no fundo que ele quer mesmo é tietar a atriz que se envolveu em tal "acontecimento bizarro".

Dana Scully tem sua própria teoria sobre o como tudo aquilo aconteceu, embora nas autópsias do que restou da cabeça do autor ela não encontre nenhum tipo de prova para corroborar. Por outro lado, a teoria que Fox Mulder tem em mente parece bem mais absurda e nos lembra uma certa personagem de X-men.

Como um capítulo de mostro da semana, creio que este conto funcionária muito bem também. Já que mesmo com a "tietagem" de Mulder, vemos que nada é muito forçado na personalidade deles, embora a trama em si tenha uma explicação absurda.

14 - "Criança Abandonada" por Tim Waggoner:

Nota 4

No conto escrito por Tim Waggoner, Fox Mulder está em um momento de tensão extrema. Uma mãe está a ponto de atirar em seu próprio filho, um neném, por achar que ele é um "demônio", afinal ele tem "guelras" e ela crê que ele não seja normal, ela fará isso após ter matado o próprio pai da criança que também era portador de tal mutação. Mesmo que Fox tente evitar o pior, o desenrolar da cena acaba sendo o mais trágico. Após matar a criança, a própria mulher se mata e ele nada consegue fazer para impedir.

Dias depois, ele está acompanhando Dana Scully para uma investigação em uma pequena cidade de Ohio, Ambergris. Misteriosamente, todos os habitantes dessa cidade desapareceram e não há traços de radioatividade ou qualquer outros indícios de que uma catástrofe tenha se abatido a ela.Enquanto andam pelo local, eles acabam vendo que seu carro não funciona mais e uma criança, um pequeno neném de colo, apareceu em um local onde eles olhavam a poucos instantes. Sem saber o que fazer, os agentes tentam tirar a criança da cidade, mas algo parece que não quer deixa-los sair dali, enquanto eles não a devolverem.

A trama é até interessante, já que o que aconteceu com os moradores da cidade parece bem curioso, mas confesso que não gostei da tal caçadora de recompensas. Ela soa mais como uma vilã maligna de Indiana Jones do que uma personagem de um seriado de investigação.

15 - "Quando As Vacas Voltam Para Casa" por David Farland:

Nota 3

E o conto que fecha o livro foi escrito por David Farland e creio que o tema só foi adotado por causa daquela "fake news"que se tornou bem popular na década de 90 sobre a abdução de bovinos, procurando com cuidado na internet é possível até achar luminárias de mesa (bem fofas, aliás) que remetam ao tema. Porém, infelizmente, a execução da trama deixou bastante a desejar.

Um fazendeiro sai a noite até seu pasto, após acordar assustado e é morto por um de seus animais, fora isso, há desenhos feitos no mato que remetem aquelas imagens feitas por alienígenas em plantações (outra notícia falsa que bombou muito nos anos 90).

O autor até tentou usar um pouco de misticismo na trama, mas para mim não funcionou muito. Esse conto tranquilamente poeria ser deixado de lado, sem prejuízo algum. Aliás, não só ele, "Piloto" é outro conto que parece só estar no livro para contar volume de páginas.

Falando como um todo, o livro é bem interessante e tem alguns contos muito bons, porém há outros que são muito inferiores. Quando se tratam e antologias é normal há uma certa diversidade de qualidade entre os contos, já que a maioria das editoras visa mais o lucro (ao vender o espaço para o atores publicares suas obras) do que a qualidade. No entanto, o livro vale sim a pena ser comprado, somente a editora deveria ser um pouco mais realista e justa em seu valor aqui no Brasil.

Leia também:

Comentários